A conformidade dos disjuntores e interruptores à corrente diferencial residual

Quais são as características dos DDR? Quais são os valores preferenciais da tensão nominal? Como deve ser feita a marcação e outras informações no produto? Quais são as condições normalizadas de funcionamento em serviço? Essas perguntas estão sendo respondidas na série NBR IEC 61009 partes 1 e 2-1.

FONTE: Equipe Target
POSTADO: Eng.Elet. Vanderlei Felisberti

Série NBR IEC 61009 partes 1 e 2-1

A NBR IEC 61009-1 de 06/2023 – Disjuntores à corrente diferencial residual para uso doméstico e similar com dispositivo de proteção de sobrecorrentes (DDR) – Parte 1: Regras gerais se aplica aos disjuntores à corrente diferencial residual, com proteção contra as sobrecorrentes incorporadas, funcionalmente independentes ou funcionalmente dependentes da tensão de alimentação, para a utilização doméstica e similar (disjuntor diferencial residual – DDR), com tensão nominal não superior a 440 V em corrente alternada, com as frequências nominais de 50 Hz, 60 Hz ou 50/60 Hz, com corrente nominal não superior a 125 A e com capacidade de interrupção não superior a 25.000 A para funcionamento em 50 Hz ou 60 Hz. Estes dispositivos são destinados à proteção das pessoas contra os contatos indiretos, às partes metálicas acessíveis da instalação sendo conectadas a um aterramento apropriado e à proteção das linhas elétricas contra as sobrecorrentes nas edificações e aplicações similares.

Eles podem ser utilizados para assegurar a proteção contra os perigos de incêndio resultantes de uma corrente de falta persistente à terra, sem intervenção do dispositivo de proteção contra as sobrecorrentes do circuito. Os DDR com corrente diferencial residual nominal inferior ou igual a 30 mA são também utilizados como meio de proteção complementar, em caso de falha das outras medidas de proteção contra os choques elétricos.

Esta norma se aplica aos dispositivos desempenhando simultaneamente as funções de detecção da corrente diferencial residual, de comparação do valor desta corrente com um valor de funcionamento diferencial residual e de abertura do circuito protegido quando a corrente diferencial residual excede este valor, e desempenhando também as funções de estabelecer, manter e de interromper as sobrecorrentes nas condições especificadas. O conteúdo desta norma relacionado ao funcionamento nas condições de corrente diferencial residual é baseado na NBR IEC 61008-1.

O conteúdo desta norma relacionado à proteção contra as sobrecorrentes é baseado na IEC 60898-1. Os DDR são essencialmente destinados a serem manobrados por pessoas comuns (inadvertidas) e são projetados a não requerer manutenção. Eles podem ser submetidos a processos de certificação. As regras de instalação e de utilização dos DDR são indicadas na série IEC 60364. Eles são destinados a serem utilizados em ambientes com grau de poluição 2. Para as condições de sobretensão mais severas, convém utilizar os disjuntores de acordo com outras normas (por exemplo, NBR IEC 60947-2). Para os ambientes com grau de poluição mais elevados, convém utilizar invólucros com o grau de proteção apropriado.

Os DDR de tipo geral são resistentes aos disparos indesejáveis, incluindo o caso em que ondas de sobretensões (resultantes de transitórios de manobra ou induzidas por descargas atmosféricas) provocam correntes de carga na instalação sem que ocorram descargas de contorno. Os DDR do tipo S são considerados suficientemente resistentes aos disparos indesejáveis mesmo que uma onda de sobretensão cause uma descarga de contorno e que uma corrente subsequente ocorra.

Os DPS instalados a jusante de um DDR do tipo geral e conectados em modo comum podem causar disparos indesejáveis. Os DDR são apropriados para a função de seccionamento. Os DDR conforme esta norma, com exceção daqueles com neutro não interrompido, são apropriados para utilização em esquema IT.

Precauções especiais (por exemplo, DPS) podem ser necessárias quando sobretensões excessivas puderem ocorrer do lado da alimentação (por exemplo, no caso de alimentação por linhas aéreas) (ver IEC 60364-4-44). Uma construção especial pode ser requerida para DDR com um grau de proteção superior a IP20. Esta norma também se aplica aos DDR obtidos pela montagem de um dispositivo à corrente diferencial residual adaptável a um disjuntor.

A montagem mecânica deve ser realizada em fábrica pelo fabricante, ou no local, no qual se aplicam os requisitos do Anexo G. Ela também se aplica aos DDR que possuem mais de uma corrente nominal, desde que o meio para o ajuste de um valor discreto para outro não seja acessível em serviço normal e que o ajuste não possa ser modificado sem auxílio de uma ferramenta. Requisitos adicionais podem ser necessários para os DDR do tipo plugável.

Requisitos particulares são necessários para os DDR incorporados ou destinados somente à associação com plugues e tomadas de corrente ou conectores de uso doméstico ou similar e eles são destinados a serem utilizados nas frequências superiores a 50 Hz e 60 Hz. Para os DDR incorporados ou destinados somente para associação com as tomadas de corrente, os requisitos desta norma podem ser utilizados, conforme aplicável, em conjunto com os requisitos da IEC 60884-1 ou os requisitos nacionais do país onde o produto for colocado no mercado.

Os DDR incorporados ou destinados somente para associação com tomadas de corrente podem atender à IEC 62640 ou a esta norma. Na DK, os plugues e as tomadas de corrente devem ser de acordo com os requisitos do regulamento da seção 107 para as altas correntes. No UK, a parte do plugue associada a um DDR deve ser conforme a BS 1363-1 e a(s) tomada(s) associada(s) a um DDR deve(m) ser conforme a BS 1363-2. No Reino Unido, a parte do plugue e a(s) tomada(s) associada(s) a um DDR não precisam ser conforme a IEC 60884-1.

Esta norma não se aplica aos: DDR destinados à proteção dos motores; DDR cujo ajuste da corrente pode ser obtido por meios acessíveis ao usuário em serviço normal. Os requisitos desta norma se aplicam para as condições normais do ambiente. Requisitos adicionais podem ser necessários para os DDR utilizados em locais que apresentam condições ambientais severas. Os DDR que comportam baterias não são abrangidos por esta norma. Um guia para a coordenação dos DDR com fusíveis é indicado no Anexo F.

A NBR IEC 61009-2-1 de 06/2023 – Interruptores à corrente diferencial-residual para uso doméstico e similar, com dispositivo de proteção contra as sobrecorrentes incorporado, para instalações domésticas e análogas (DDR) – Parte 2-1: Aplicabilidade das regras gerais aos DDR funcionalmente independentes da tensão de alimentação é aplicável aos DDR funcionalmente independentes da tensão de alimentação, para uso doméstico e análogo, com dispositivo de proteção contra as sobrecorrentes incorporado, com tensão nominal não superior a 440 V em corrente alternada, com corrente nominal não superior a 125 A e com capacidade de interrupção nominal em curto-circuito não excedendo 25.000 A, para funcionamento em 50 Hz ou 60 Hz.

Os DDR são classificados de acordo com o modo de funcionamento e a seleção dos diferentes tipos é feita de acordo com os requisitos da IEC 60364-5-53. DDR funcionalmente independente da tensão de alimentação (ver 3.3.8) e DDR funcionalmente dependente da tensão de alimentação (ver 3.3.9). Abrindo automaticamente em caso de falha da tensão de alimentação, com ou sem temporização (ver 8.12): religando automaticamente quando a tensão de alimentação for restabelecida; não religando automaticamente quando a tensão de alimentação for restabelecida.

Não abrindo automaticamente em caso de falha da tensão de alimentação: capaz de disparar ao ocorrer uma situação perigosa (por exemplo, devido a uma falta à terra), no caso de falha da tensão de alimentação (requisito em estudo); incapaz de disparar ao ocorrer uma situação perigosa (por exemplo, devido a uma falta à terra), no caso de falha da tensão de alimentação (requisito em estudo). A seleção do DDR de b) é sujeita às condições de 532.2.2.2 da IEC 60364-5-53.

São classificados de acordo com o tipo de instalação, DDR para instalações fixas e conexão por condutores fixos; DDR para instalações móveis e conexão por condutores flexíveis (do próprio dispositivo à alimentação). De acordo com o número de polos e vias de corrente, DDR unipolares com um neutro não interrompido (ver 3.3.16) e um polo protegido contra as sobrecorrentes (duas vias de corrente);

De acordo com o modo de funcionamento, e A seleção dos diferentes tipos é feita de acordo com os requisitos da IEC 60364-5-53. DDR funcionalmente independente da tensão de alimentação (ver 3.3.8), DDR funcionalmente dependente da tensão de alimentação (ver 3.3.9). Abrindo automaticamente em caso de falha da tensão de alimentação, com ou sem temporização (ver 8.12): religando automaticamente quando a tensão de alimentação for restabelecida; e não religando automaticamente quando a tensão de alimentação for restabelecida.

Não abrindo automaticamente em caso de falha da tensão de alimentação: capaz de disparar ao ocorrer uma situação perigosa (por exemplo, devido a uma falta à terra), no caso de falha da tensão de alimentação (requisito em estudo); incapaz de disparar ao ocorrer uma situação perigosa (por exemplo, devido a uma falta à terra), no caso de falha da tensão de alimentação (requisito em estudo). A seleção do DDR de b) é sujeita às condições de 532.2.2.2 da IE C 60364-5-53.

De acordo com o tipo de instalação, DDR para instalações fixas e conexão por condutores fixos; DDR para instalações móveis e conexão por condutores flexíveis (do próprio dispositivo à alimentação). De acordo com o número de polos e vias de corrente, DDR unipolares com um neutro não interrompido (ver 3.3.16) e um polo protegido contra as sobrecorrentes (duas vias de corrente); de acordo com o método de montagem, DDR do tipo montagem de sobrepor; DDR do tipo de embutir; DDR do tipo para montagem em quadros, também chamado tipo para quadro de distribuição. Estes tipos podem ser destinados a montagem em trilhos.

De acordo com o método de conexão, DDR no qual as conexões elétricas não são associadas ao dispositivo de fixação mecânica; DDR no qual as conexões elétricas são associadas ao dispositivo de fixação mecânica. Exemplos deste tipo são: plugáveis (plug-in); com fixação por parafusos e porcas (tipo “bolt-on”); com conexão por parafuso (tipo “screw-in”). Alguns DDR podem ser do tipo plugável ou com fixação por parafusos e porcas somente no lado da alimentação, os bornes de saída sendo os bornes normalmente utilizados para a conexão dos circuitos.

De acordo com a corrente de disparo instantânea (ver 3.4.18), DDR do tipo B; DDR do tipo C; e DDR do tipo D. De acordo com a característica I2t, em complemento à característica I2t a ser fornecida pelo fabricante, conforme indicado na Seção 5, os DDR podem ser classificados de acordo com a sua característica I2t. De acordo com o tipo de bornes, DDR com bornes com parafuso para condutores externos de cobre; DDR com bornes sem parafuso para condutores externos de cobre, sendo que os requisitos para os DDR equipados com este tipo de borne são indicados no Anexo J; DDR com bornes planos para conexão rápida para condutores externos de cobre. Os requisitos para os DDR equipados com este tipo de borne são indicados no Anexo K. DDR com bornes com parafuso para condutores externos de alumínio, e os seus requisitos para os DDR equipados com este tipo de borne são indicados no Anexo L.