Como utilizar a fatura de energia para aquisição de clientes e personalização de ofertas

As faturas de energia são responsáveis por subsidiar grande parte das decisões que antecedem a migração do consumidor ao Mercado Livre de Energia. Com os dados em mãos, as comercializadoras varejistas conseguem analisar desde o histórico financeiro até traçar modelos de negócios personalizados aos consumidores livres.

Fonte: https://www.way2.com.br/ 
Por: Nathália Viegas, Analista de Marketing | 13 junho, 2023      
Postagem: Eng. Elet. Vanderlei Felisberti

A fatura de energia é mais do que um simples documento de cobrança. É uma fonte valiosa de informação sobre o consumo energético de cada consumidor. Ao compreender profundamente esses dados, as comercializadoras varejistas podem identificar oportunidades de otimização. E também a possibilidade de personalização dos serviços oferecidos, utilizando esses documentos como a fonte principal para a aquisição de clientes no Mercado Livre de Energia.  

Além de compreender as diferentes seções das faturas, como demanda, energia reativa, modalidades tarifárias, é preciso interpretar além de corretamente os dados apresentados. No cenário atual e futuro do Mercado Livre de Energia, para construir estratégias sólidas e modelos de negócio consistentes, é preciso contar com soluções tecnológicas inteligentes e adaptáveis. 

A utilização de sistemas de captura e processamento de faturas e gerenciamento de energia baseados em IA na análise de dados oferece uma compreensão profunda do perfil de consumo dos clientes. O que permite entender a viabilidade de migração e até traçar ofertas personalizada de serviços aos consumidores. Facilitando a atuação no Ambiente de Contratação Livre.

Aquisição de clientes no Mercado Livre de Energia 

A tecnologia tem se confirmado como um instrumento indispensável para impulsionar a aquisição de clientes no Mercado de Livre de Energia. Ao adotar ferramentas avançadas que viabilizam uma análise confiável das faturas de energia e que automatizam processos, as comercializadoras conseguem ter uma visão clara do perfil do consumidor. E entendem se ele deve ou não migrar para o ambiente de contratação livre. 

Ao utilizar plataformas integradas de análise de dados, podem acessar insights valiosos. Informações que contribuem para o desenvolvimento de estratégias mais eficientes e para a conquista desses novos clientes. Confira como as faturas de energia podem auxiliar na aquisição de clientes: 

Análise de viabilidade para migração 

Para que as novas oportunidades de migração ao Ambiente de Contratação livre se transformem em negócios rentáveis para as varejistas, é preciso entender quem é esse público e qual modelo de negócio deve ser ofertado a ele. Para fazer essa análise, será preciso analisar os dados contidos na fatura de energia. E, a partir daí, entender se o consumidor deve ou não migrar.  

Com o uso de uma tecnologia que captura e processa faturas de energia automaticamente, essa análise se torna mais ágil e confiável. Com redução de erros humanos e de prejuízos a longo prazo.  

Análise de risco financeiro no mercado livre de energia 

Levando em conta o risco que as varejistas assumem ao representarem os consumidores livres frente a CCEE, se torna mais do que necessário conhecer o histórico financeiro. Além do histórico de pagamento das faturas do cliente em potencial. Pois, caso este consumidor não consiga arcar com as despesas de energia, a comercializadoras deverão arcar com os custos.  

A conta de energia pode ser uma fonte de informações sobre o histórico de pagamentos do consumidor. O que é extremamente relevante para avaliar o risco de inadimplência e a capacidade do consumidor de honrar seus compromissos financeiros. Uma análise detalhada do histórico de pagamentos pode ajudar as comercializadoras a avaliar a confiabilidade do cliente no pagamento das faturas de energia. 

Análise de risco nos contratos de energia 

O risco de exposição ao mercado também precisa ser avaliado antes da comercializadora fechar um contrato com o consumidor livre. Além de checar a viabilidade de migração e o histórico financeiro do consumidor, é preciso olhar com cuidado para o comportamento de consumo. E também a demanda de energia que ele vem apresentando nos últimos meses.  

Esse ponto é muito importante, porque se o consumidor gastar muito mais energia do que o contratado junto à comercializadora, ela terá que assumir o risco de comprar energia mais cara no mercado posteriormente. E os dados que subsidiam essa análise são encontrados na fatura de energia. 

Modelos de negócios personalizados no Mercado Livre de Energia 

As faturas de energia desempenham um papel central na criação de modelos de negócios personalizados, principalmente, com a abertura do mercado livre de energia. Com base nas informações extraídas das faturas, as comercializadoras varejistas podem desenvolver estratégias específicas para cada cliente. Considerando suas necessidades energéticas, horários de pico de consumo, sazonalidades e tarifas aplicadas.  

Essa abordagem personalizada aumenta a satisfação do cliente e fortalece o relacionamento comercial. As varejistas podem unir seus conhecimentos sobre o mercado e preço da energia à análise das faturas para propor um modelo de negócio que seja mais rentável ao consumidor. Levando em conta quais contratos de compra de energia serão mais vantajosos: de curto, médio ou longo prazo.  

Além de entender qual modalidade tarifária melhor se aplica àquele perfil de consumidor. As comercializadoras varejistas utilizam a fatura de energia para destacar essas opções. E também para explicar como elas podem ajudar o consumidor a economizar dinheiro ou a usar energia de maneira mais eficiente.