Identifique-se  
Categoria:
  


 

Soluções e Serviços


SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS E SISTEMA DE ATERRAMENTO

Postado: Eng. Elet. Vanderlei Felisberti 

SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS - SPDA

O Brasil é um dos países que mais recebem raios (cerca de 100 milhões, a cada ano), com a característica de carregarem cargas elétricas positivas, mais duradouras e com maior intensidade de corrente elétrica, ao contrário do usual.

Os pára-raios protegem exclusivamente a construção. Para a segurança de equipamentos eletroeletrônicos, são necessários os supressores de surto de tensão (DSP), evitando que as descargas elétricas vindas pelos cabos de força e de telefone atinjam e queimem os equipamentos.

É possível ter um para cada aparelho, porém, o mais importante é instalar um supressor mais potente no quadro de entrada de força da casa e outro na entrada de telefone.

Verifique e comprove periodicamente através de inspeções e laudo emitido por um Engenheiro Eletricista das condições atuais das suas instalações. O seu patrimonio esta seguro???

SISTEMA DE ATERRAMENTO.

 

O aterramento e o seccionamento automático da alimentação são importante para garantir a segurança das pessoas e para evitar danos às instalações elétricas. Há muitos métodos e equipamentos para realizar a medição de resistência de aterramento, dependendo do tipo de sistema de neutro, da instalação residencial ou industrial, ambiente urbano, rural, etc 

A função do Sistema de Aterramento não é somente proteger equipamentos, ele tem a função de proteger pessoas e instalações.

Quando uma fase entra em contato com a carcaça de um equipamento que não esta aterrada, a mesma fica energizada, gerando assim grande risco para quem tocar nesta superfície. Por outro lado, estando à superfície aterrada, haverá um curto-circuito fase-massa, fazendo atuar a proteção elétrica, evitando acidentes. O parâmetro que avalia esta qualidade chama-se "Resistência de Aterramento".

Para “Equipamentos Eletrônicos Sensíveis - EES”, a elaboração de um sistema de aterramento deve fornecer um plano de referência homogêneo, sem perturbações, de modo que estes possam operar tanto em baixa como em altas freqüências, aspectos como flutuação de aterramento, ruídos e transitórios, serão reduzidos drasticamente, protegendo assim os referidos equipamentos.

Verifique e comprove periodicamente através de inspeções e laudo emitido por um Engenheiro Eletricista as condições das suas instalações. Estaremos à disposição para qualquer comentário, dúvida ou elaboração de um orçamento sem compromisso.

Solicitação de contato via e-mail.

 Você ainda está com dúvidas sobre Sistema de Aterramento ou SPDA, clique no botão ao lado, envie seu e-mail que em instantes um consultor especializado retornará sua mensagem ou já vá em frente e peça seu orçamento. 

Força e Luz Engenharia® é uma empresa com registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Para sua segurança um profissional habilitado irá atender sua necessidade com excelência e procurando a total satisfação do cliente. 

 
A construção de uma zona de proteção contra raios
MALHA DE TERRA
SISTEMA DE ATERRAMENTO
PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS (PARA-RAIOS)
PÁRA-RAIOS RADIOATIVOS
Voltar
Todos os direitos reservados a Força e Luz Engenharia®