Identifique-se  
Categoria:
  


Soluções e Serviços


NR-10

Postado: Eng.Elet.Vanderlei Felisberti  

Empresas ainda têm dúvidas sobre a NR-10
A nova lei publicada em 08 de dezembro de 2004 no diário oficial da união ainda desperta dúvidas das empresas que precisam ou estão em fase de implantação. Mas o que é realmente esta lei? O que é necessário para que a empresa esteja adequada à lei? O que deve ser feito nos projetos? Somente os projetos devem ser adequados? Por que existem tantos cursos, eles são obrigatórios? E quem deve fazer o curso?

Estas são perguntas que toda empresa possui a respeito da NR-10, pois embora já esteja em vigor à lei exige providências complexas que estão sendo realizadas passo-a-passo pelas empresas até que atendam todos os requisitos da "nova" norma.

A NR-10 é uma lei que cobre todos os locais onde existam pessoas trabalhando direta ou indiretamente com instalações elétricas. A norma abrange tudo, desde o projeto passando pela montagem, operação e manutenção das instalações elétricas e também qualquer trabalho que seja realizado nas suas proximidades. A NR-10 inclui a atualização e adaptação dos projetos já existente dentro dos padrões apresentados nela. A lei cria o Prontuário das Instalações Elétricas onde vão conter todas as informações sobre as instalações da empresa, sendo que a mesma deve fazê-lo.

Além do Prontuário a NR-10 também institui o Relatório das Inspeções da Conformidade das Instalações, que também deve ser feito pela empresa obedecendo aos incisos da lei. Referente aos projetos a NR-10 traz novidades como requisitos de segurança e saúde do funcionário que devem ser considerados já na fase do projeto.

A norma também impõe obrigatoriedade na realização dos seguintes cursos aos profissionais envolvidos com a parte elétrica da empresa:

· Curso Básico - Segurança e Instalações e Serviços em Eletricidade, para trabalhadores autorizados, com carga horária mínima de 40 horas.
· Curso Complementar - Segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) e em suas proximidades, com carga horária mínima de 40 horas, que tem como pré-requisito a participação com aproveitamento satisfatório no Curso Básico.

A NR-10 pode parecer complicada, mas levou dois anos para ser elaborada e é resultado de idéias de empregados, empregadores e governo. Assim as chances de sucesso ficam claras já que foi feita por todos que irão utilizá-la.

Benefícios

  • Redução de custos com acidentes do trabalho;
  • Redução de custos com seguros;
  • Redução de custos com danos aos equipamentos elétricos;
  • Redução de gastos com energia elétrica;
  • Aumento da confiabilidade do sistema elétrico;
  • Melhora da imagem da empresa na sociedade.

 contato via e-mailEstaremos à disposição para qualquer comentário, dúvida ou elaboração de um orçamento sem compromisso.

 
Treinamento de Eletricistas para NR-10 (598 MTE, 7/12/2004)
Norma Regulamentadora nº 10 (NR-10)
Treinamento em NR-10 - Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade
Adequação das Instalações Elétricas a NR-10
Laudo Técnico, Diagnóstico e o Protuário e Elétrico
Voltar
Todos os direitos reservados a Força e Luz Engenharia®