Identifique-se  
Categoria:
  


Soluções e Serviços


Sistema de Aterramento

Postado: Eng.Elet.Vanderlei Felisberti  

A função do Sistema de Aterramento não é somente proteger equipamentos, ele tem a função de proteger pessoas e instalações.

Quando uma fase entra em contato com a carcaça de um equipamento que não esta aterrada, a mesma fica energizada, gerando assim grande risco para quem tocar nesta superfície. Por outro lado, estando à superfície aterrada, haverá um curto-circuito fase-massa, fazendo atuar a proteção elétrica, evitando acidentes.

O parâmetro que avalia esta qualidade chama-se "Resistência de Aterramento".

Para “Equipamentos Eletrônicos Sensíveis - EES”, a elaboração de um sistema de aterramento deve fornecer um plano de referência homogêneo, sem perturbações, de modo que estes possam operar tanto em baixa como em altas freqüências, aspectos como flutuação de aterramento, ruídos e transitórios, serão reduzidos drasticamente, protegendo assim os referidos equipamentos.

contato via e-mail Senhor(a) pondere sobre os riscos e os custos decorrentes de uma instalação mal feita/cuidada, ainda que funcional.

Verifique e comprove periodicamente através de inspeções e laudo emitido por um Engenheiro Eletricista as condições das suas instalações. Estaremos à disposição para qualquer comentário, dúvida ou elaboração de um orçamento sem compromisso.

Instalação de Sistema de Aterramento em Triângulo

Preparação do terreno através de uma análise de resistividade de solo, determinando suas propriedades físico-químicas, topologia e quantidade de hastes para inserção da malha de aterramento.  Inserção das hastes de aterramento no solo, cada haste terá o comprimento necessário a sua aplicação, dependendo do tipo de solo analisado.  Vista superior com aparência da haste de aterramento enterrada, aguardando conexão com a malha de cobre nu através de solda exotérmica.  Vista panorâmica de malha de aterramento no formato triangular e suas caixas de inspeção. 
Preparação do cadinho para união através de solda exotérmicas da haste ao cabo de cobre nu.  Inserção do composto preparado à base de pólvora e pó de cobre  Combustão realizada pela solda exotérmica, fazendo uma união por fusão de materiais eliminando problemas de mau contato e oxidação.  Vista superior da caixa de inspeção, demonstrando a aparência da solda exotérmica haste-cabo e da barra de equalização. 
 
Caixa de Inspeção:
Medição da Resistência de Aterramento:
Haste de Aterramento
Voltar
Todos os direitos reservados a Força e Luz Engenharia®