Identifique-se  
Categoria:
  


Soluções e Serviços


REDE ELÉTRICA ESTABILIZADA

Rede Elétrica Estabilizada.

Autor: Eng. Elet. Vanderlei Felisberti

Em algumas situações, pode-se encontrar níveis de tensões menores e ou maiores, diferentes àquela especificada pela concessionária de energia local. Estes disturbios de sobretensão e subtensão causam sérios prejuisos e devem ser itens de preocupação quando da concepção e planejamento de uma Rede Elétrica Estabilizada, seja ele em ambiente comercial, industrial e residencial.

Estabilizadores, filtros de linha, módulos isoladores e no-breaks. Qual é a diferença entre eles?

O Estabilizador, é um equipamento que corrige a tensão que recebe da rede elétrica e a fornece estabilizada aos equipamentos, ou seja, caso a rede elétrica sofra subtensões ou sobretensões, o estabilizador atua para fornecer energia livre dessas variações prejudiciais. Alguns estabilizadores incorporam o filtro de linha e varistor, tornando-os eficientes também contra os ruídos e surtos de tensão.

O Filtro de Linha, atenua as impurezas provenientes da rede elétrica, tais como interferência eletromagnética (EMI) e de rádio freqüência (RFI), protegendo os equipamentos contra ruídos. Alguns filtros de linha também apresentam proteção contra surtos de tensão, pois possuem um componente chamado "varistor", responsável por esta proteção.

O Módulo Isolador, é um equipamento que funciona como alternativa prática ao aterramento convencional, devido à sua tecnologia de dupla isolação, com seu transformador isolado. Ele é um equipamento ideal para usuários que estão em redes elétricas sem aterramento ou com aterramento deficiente. O módulo isolador oferece proteção contra choques elétricos nos equipamentos a ele conectados, bem como proteção contra picos e surtos.

O No-Break é um equipamento que fornece energia elétrica de forma ininterrupta aos equipamentos, mesmo na ausência total de energia proveniente da rede elétrica. Isto é possível graças à utilização de baterias que fornecem essa energia de reserva e podem gerar até várias horas de autonomia, dependendo da configuração utilizada. A maioria dos no-breaks incorporam, entre outras características, o Estabilizador e o Filtro de Linha e Modulo isolador, tornando-o eficiente contra as principais anomalias provenientes da rede elétrica (ruídos, surtos de tensão, sub e sobretensão).

Em relação à utilização de mais de um desses equipamentos, é importante destacar que isso pode interferir no funcionamento deles. O ideal é que o usuário avalie a solução que se aplica melhor às suas necessidades. Cada produto é voltado para um tipo de usuário, mas isso está ligado não apenas ao ambiente (residência ou empresa), mas também à necessidade de proteção que esse usuário tem e com a aplicação em si, ou seja, com os equipamentos que estão sendo protegidos.

Se o problema do usuário é estar em uma rede elétrica que oscila bastante, um estabilizador pode ser a melhor solução. Já se o maior problema é não poder parar por falta de energia, o no-break será a solução adequada, pois dará autonomia para que os equipamentos continuem funcionando. Isso independe do ambiente, embora se saiba que em empresas, pela natureza do seu funcionamento, o uso do no-break tende a ser mais indicado do que o estabilizador. O que também não quer dizer que em residências não haja a necessidade de um no-break.

Solicitação de contato via e-mail.

Solicitação de contato

 Se você ainda possui alguma dúvida sobre Rede Elétrica Estabilizada, clique no botão ao lado e envie seu e-mail que em instantes um consultor especializado retornará sua menssagem.

  

 
Voltar
Todos os direitos reservados a Força e Luz Engenharia®